Extintor de gás carbônico (CO2)
O GÁS CARBÔNICO é material não condutor de ENERGIA ELÉTRICA. O mesmo atua sobre o FOGO onde este elemento (eletricidade) está presente. Ao ser acionado o extintor, o gás é liberado formando uma nuvem que ABAFA E RESFRIA. É empregado para extinguir PEQUENOS focos de fogo em líquidos inflamáveis (classe B) e em pequenos equipamentos energizados (classe C).
Extintor de pó químico pressurizado
Equipado com manômetro indicador de pressão. Mais indicado para extinguir incêndios da classe B (líquidos inflamáveis) e C (equipamentos elétricos, motores, transformadores). Não tem contra-indicação, podendo ser usado para extinguir incêndios da classe A (combustíveis sólidos), embora com menos eficiência.
Extintor de pó químico seco pressurizado
O agente extintor pode ser o BICARBONATO DE SÓDIO ou de POTÁSSIO, que recebem um tratamento para torná-los em absorvente de umidade. O agente propulsor pode ser o GÁS CARBÔNICO ou NITROGÊNIO. O agente extintor forma uma nuvem de pó sobre a chama, que visa à exclusão do OXIGÊNIO; posteriormente são acrescidos à nuvem, GÁS CARBÔNICO e o VAPOR DE ÁGUA devido à queima do PÓ.
Extintor de água pressurizado
Mais indicado para incêndios da classe A (combustíveis sólidos, tais como: papel, madeira, fibras e outros), age esfriando a temperatura para abaixo do ponto de ignição do material. É o tipo de fogo que geralmente ocorre em: residências, lojas, fábricas de papéis e outras. Contra-indicação: Não deve ser usado para extinguir incêndios da classe C (equipamentos elétricos sob tensão).